Um mau exemplo

A situação apresentada na foto ao lado não é novidade, acontece em vários pontos urbanos e a irresponsabilidade e falta de compromisso com a comunidade são constantes. Na rua Andrade Neves, entre as ruas Antônio dos Anjos e Padre Felício, o terreno, com uma casa abandonada, tem mato crescendo a cada dia. Faz horinhas, hoje beirando os dois metros de altura. Ponto ideal para a proliferação de ratos, aranhas, cobras e assemelhados, além de servir de local apropriado para que marginais e desocupados o utilizem, nas 24 horas do dia, como um bem protegido esconderijo. Questão para ser tratada pela Secretaria de Gestão da Cidade e Procuradoria Geral do Município e, talvez, até o Ministério Público, chamando à responsabilidade a quem de direito. Vizinhos e comunidade agradecem.

Liberado
Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado libera, por unanimidade, a continuidade da licitação para o novo prédio da Câmara de Vereadores no Parque Una.

EVENTO
Confirmado para as 19h de hoje, no futuro Centro de Tecnologia da Faculdade Senac Pelotas, o lançamento do 12º Festival Internacional Sesc de Música, que se realizará entre os dias 15 e 26 de janeiro do ano que vem. Lançamento marca a abertura das inscrições para participantes.

DEMANDA
Anunciada reunião entre a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) e o secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo, Luiz Henrique Viana (PSDB). Para iniciar as tratativas visando a construção de um novo presídio em Pelotas.

ANTES
O certo não seria reiniciar as tratativas, já que foram fortes as conversas com comandos da 8ª Brigada de Infantaria Militar com o mesmo objetivo. Dirão que inicia com o governo do Estado. Tá bem.

SITUAÇÃO
O atual Presídio Regional de Pelotas, localizado na avenida Cristóvão José dos Santos, na Cohab Tablada, está com sua capacidade super esgotada e muitos são os problemas. Já houve ações do Poder Judiciário com a interdição de alas e redução da população carcerária.

POSITIVO
Urge a necessidade de construção de um novo presídio em Pelotas. Com uma estrutura moderna em termos de segurança e de acolhimento dos apenados. Anunciado que os recursos viriam do governo do Estado.

ENDEREÇO
Prefeita Paula Mascarenhas comenta que o local, ainda não definido, será afastado da área urbana de Pelotas. Como devem ser muitos e muitos hectares necessários, o indicativo deve ser para algum distrito da zona rural.

SUGESTÃO
Espeto volta a sugerir – apenas e não mais que isso – o estudo para a implantação de uma Colônia Penal Agrícola. Se apresenta uma excelente oportunidade para a sua viabilização, com o emprego da mão de obra dos apenados para a produção de alimentos, visando o abastecimento de outras unidades prisionais.

CONTATOS
Prefeitos da Zona Sul estão em Brasília. Na agenda de hoje, 9h, Encontro Municipalista na sede da Confederação Nacional dos Municípios e às 18h, na Câmara dos Deputados, o lançamento da Frente Parlamentar da Indústria Naval, proposta pelo deputado federal Alexandre Lindenmeyer (PT).

DECIBÉIS
Podem ser realizadas tantas reuniões quantas desejarem sobre a perturbação do sossego público em Pelotas. Pode ter a mais atualizada e rigorosa legislação. Nada terá resultado se não houver conscientização e compromisso da população. E isto não irá acontecer, não está na índole.

ALÔ
Prefeitura informa que representantes dos efetivos de segurança presentes na reunião cumprimentaram pela iniciativa. Também colocaram-se à disposição para trabalhar de forma integrada. Vão acabar, então, as respostas aos telefonemas de que não tem viatura e que o caso é de Guarda Municipal?

ESPERADO
Nova empresa assume a prestação de serviços de zeladoria no Mercado Central. O contrato com a empresa anterior foi rescindido após vários meses de não cumprimento de obrigações salariais e legais com os funcionários. As denúncias eram constantes.

ENTENDA
Será instalado hoje, em Brasília, o Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Uruguai, na sede da embaixada do vizinho país. A coordenação do grupo será do deputado federal Carlos Gomes (Republicanos) e por Marne Osorio (foto), presidente da Comissão de Relações Internacionais da Câmara dos Deputados do Uruguai. Além da troca de experiências legislativas, serão promovidas ações que incentivem o desenvolvimento econômico e social. Para a Zona Sul, na área de fronteira, muitos são os projetos de interesse.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

DAQUI

Próximo

JOGO

Deixe seu comentário